segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A MARCHA DOS ESCOTEIROS 60: SOB A TUTELA DE CHEFE PIRES


A Estação Ferroviária de Quintino, no subúrbio do Rio, em 1923; em 1942, os escoteiros antoninenses ficaram alojados por aqui. 
(Estamos no mês de fevereiro de 1942. Enquanto o mundo está em Guerra e o Brasil segue sob a Ditadura do Estado Novo, cinco escoteiros de Antonina (PR), entre 15 e 18 anos, realizaram uma marcha a pé de mais de 1.200 quilômetros rumo ao Rio de Janeiro, para entregar uma mensagem para Getúlio Vargas. No episódio de hoje, 10 de fevereiro de 1942, Beto, Milton, Lydio, Antônio (Canário) e Manoel (Manduca) passam a ficar no bairro de Quintino, no suburbio do Rio.)

Os cinco rapazes acordaram cedo naquele dia 10 de fevereiro de 1942. Eles haviam dormido, pela primeira vez desde que chegaram ao Rio, fazia já mais de dez dias, fora do rigoroso Albergue da Boa Vontade, na zona Portuária. Canário, Chefe Beto, Manduca, Milton e Lydio agora estavam no alojamento da tropa escoteira Santos Dumont, no Subúrbio de Quintino. 

A caserna na qual eles estavam alojados estava situada ao lado do complexo escolar Quintino Bocaiuva. Era uma escola grande, que recebia alunos de internato, externato e semi-internato. Chefe Pires e sua esposa mantinham toda aquela estrutura e mais o grupo escoteiro Santos Dumont. Agora nas férias, a atividade escoteira ali era constante. 

Depois do café quentinho servido pela esposa do Chefe Pires, ele avisou que, daquele momento em diante, eles não precisavam mais ficar no Albergue da Boa Vontade, mas sim, hospedados ali com ele e sua família. Foi uma enorme alegria!

Chefe Pires confessou que ficou constrangido com a situação deles, entre o quartel do 5º BC e o Albergue da Boa Vontade. Na verdade, a UEB havia colocado os rapazes lá provisoriamente, sem dar uma acolhida um pouco melhor. A situação mexeu tanto com Chefe Pires que resolveu dar guarida aos rapazes enquanto não havia vagas para eles no Colégio Militar. E ligou para a UEB para comunicar sua decisão. Ao desligar o telefone, ele tinha a autorização e a guarda dos rapazes. Foi um alívio!

A tarde, os rapazes saíram para conhecer os arredores do colégio. Agora, longe do centro da cidade, eles estavam pela primeira vez numa região de subúrbio carioca. Era uma realidade completamente diferente do que eles estavam acostumados a ver no centro ou na zona Portuária. 

Neste rápido passeio, Lydio conheceu uma bela garota chamada Wilma. Disse ter estabelecido uma “sólida amizade” com ela.  E Wilma foi realmente muito importante para a estadia dos rapazes no Rio. 

Durante o passeio, apareceu um camarada dali das vizinhanças, cheio de prosa, que convidou Lydio para conhecer lugares importantes do Bairro. Lugares inesquecíveis, com uma visa maravilhosa, garantiu ele. O desconhecido era muito envolvente, e estava quase convencendo Lydio a fazer o tal passeio, quando Wilma apareceu e cortou a conversa. Ela foi se chegando e disse que Lydio ia jantar na casa dela. Lydio a princípio não entendeu nada. E entendeu menos ainda quando Wilma foi firme e mandou o cidadão desaparecer. 

Wilma então preveniu Lydio para o tipo de golpe que ele ia caindo. Em geral, o malandro convida a vítima para ir a algum lugar. Um lugar perto legal, com vista maravilhosa, etc. Chegando lá, tinham outros comparsas esperando pra atacar e roubar as vítimas. Existiam mesmo casos de morte por latrocínio, se os malandros encontram resistência. Olha a encrenca que a Wilma evitou...

Lydio ficou muito agradecido à Wilma, e foi se juntar aos outros colegas. Chegando à noite, os rapazes rapidinho se recolheram no colégio Quintino Bocaiuva. Lá, eles gozaram da hospitalidade da família do Chefe Pires, tomaram uma boa janta e indo dormir tranquilos, sem os perrengues do Albergue da Boa Vontade. 

No entanto, havia uma dúvida entre eles. Já haviam percorrido mais de mil quilômetros a pé até ali. Mas o mais difícil da jornada parecia estar diante deles. Quando eles iam conseguir entregar a mensagem para Getúlio Vargas? Será que a missão seria cumprida a contento?

Lá, na distante Antonina, os corações e mentes estavam pensando por eles, desejando um bom fim àquela incrível jornada.

2 comentários: