sábado, 23 de setembro de 2017

AO CHEGAR SETEMBRO


O casal de rolinhas, olhando desconfiado, enquanto isso tentam nos enganar e achar um local para seu ninho
Ontem foi o equinócio de primavera no hemisfério sul. Esta é uma primavera sem muita cara de primavera aqui no nosso canto do mundo. O espirito das pessoas não anda nada primaveril. Mas, vá lá, a primavera começou. O planeta deu um “clique” e girou um pouco em sua orbita, passando em cima do tropico. Agora se espera, aqui na parte de baixo do mundo, que os dias fiquem mais longos e com mais calor.
Aqui no nosso quintal vivemos uma seca que dura, com poucas interrupções, desde maio. Choveu, mas muito pouco, em junho e em agosto. A terra anda esturricada e dura. A grama e os capins altos estão meio secos. O céu azul as vezes chama algumas nuvens no horizonte, mas sem sinal de chuva.
As rolinhas teimam. Estão querendo viver, estão querendo se acasalar, criar filhotes. Fazem ninhos nos lugares mais estranhos: na samambaia, na lâmpada, no caibro da casa. Quando chegamos, o casal foge para longe e nos olha com ar de desconfiados. Eles lutam desesperadamente pela vida, pela sua vida.
Na nossa vida, continuamos com agruras. As pessoas se cumprimentam com os “como vai” e respondem com “tudo bem”, mesmo sabendo que nem tudo vai e muito menos bem. É a vida que teima em seguir.
Somos hoje uma sociedade cansada, sem esperança. A gente sempre desconfiou, mas agora temos certeza: somos comandados por bandidos. Estes bandidos desfilam impunemente em nossas telinhas, sorriem para si nas suas intermináveis reuniões. Estão intranquilos, mas tem a caneta em suas mãos. A caneta e o apoio da população.
Sim, nossa população apoia os bandidos e os corruptos. Com seu silencio, com sua omissão e com aquele pensamento que “aqueles lá” não prestam, não importa a cor. Alguns sabem que importa a cor. Mas a cor que manda agora é a cor deles, e então está ruim, mas está bom.
Nos sertões e nas periferias, o massacre é constante. As milícias de fazendeiros e as policias agindo como milícias estão se sentindo a vontade para fazer o que melhor sabem: assustar, expulsar ou matar. O que vier antes. Nas cidades, muitos aplaudem quando veem camponeses ou índios sendo mortos na televisão.
As outras milícias, as virtuais, não são menos letais: soltam os cachorros contra pobres, artistas, gays, mulheres, ciclistas (ciclistas?). Estão com a corda toda, fazendo seus robôs das redes sociais trabalharem contra a arte e a cultura. As milícias virtuais fazem o primeiro ataque. O judiciário não faz por menos: volta e meia um juiz iluminado proíbe arte, reflexão, discussão. O cerco vai se fechando.
Nas câmaras municipais, pululam as leis que vigiam os professores. As leis de censura brotam como que do chão. Nada de discutir escola, educação, inclusão. Agora,  trata-se de amordaçar professores.
A secura do chão se reflete na secura dos tempos. Parece que foi embora a saliva de nossas bocas, não há como gritar. A grita é inútil. Bem posicionados nas mídias, sempre tem alguém com um discurso de ódio e discriminação. A gritaria é enorme, como que  para desviar o foco dos reais problemas.
As chuvas que devem chegar não serão chuvas benfazejas. Serão grandes tempestades de vento, como ocorre em nossas primaveras. As rolinhas correm para fazer seus ninhos antes das tempestades. As fêmeas se seguram nos ninhos, mesmo debaixo de chuva, enquanto os machos correm atrás de galhos e alimento. Lá por dezembro, os filhotes, já fortinhos, ensaiarão seus primeiros voos.
Temos que esperar as tempestades, temos que resistir. Temos que construir outras saídas que não sejam responder aos odiadores. Temos que ter a nossa pauta, e não nos pautarmos pela deles.
A primavera é rude. Os tempos também. O que vamos fazer?
As rolinhas já estão fazendo. 

sábado, 16 de setembro de 2017

ANTONINA EM 1854 (parte 8)



Se nada mais adiantasse contra a cólera, era preciso recorrer as orações...
A epidemia de cólera estava batendo à porta da Deitada-a-beira-do-mar. A população estava apavorada. As autoridades, embora tomassem diversas medidas, não sabiam exatamente o que fazer. Havia uma certa noção que a higiene era importante. Mas não se sabia como a cólera se transmitia. Nem qual seria o tratamento mais adequado. Assim a cólera se espalhou por todo o mundo no século XIX.
Estas pandemias de cólera foram extremamente mortíferas em suas várias manifestações nos últimos duzentos anos. Houve um grande esforço por parte dos governos e dos cientistas de todos os países para se descobrir as causas e também a cura para a doença. Sabe-se que o vibrião colérico foi descrito pela primeira vez em 1854 pelo médico italiano Filipo Pacini (1812-1883) e pelo inglês Robert Koch (1843 - 1910) que fez o anúncio da descoberta do bacilo da cólera em 1883.
Na Inglaterra, os trabalhos do médico John Snow (1813-1858) foram decisivos para que se descobrisse os modos de contaminação. Mas métodos eficazes de controle da cólera só seriam viáveis décadas depois disso.
No Brasil de 1850 também não se tinha um quadro completo de conhecimento para impedir a propagação da doença. Estima-se que o cólera tenha feito cerca de 200 mil vítimas no período 1855-56. Isso no tempo que a população total do pais era de aproximadamente 8 milhões de habitantes. Segundo Donald Cooper (ver aqui) , cerca de dois terços das vítimas foram provavelmente os escravos, que viviam em situação mais precária de higiene.
No entanto, como tratar a doença? As opiniões entre os médicos e autoridades também eram as mais diversas. Para alguns, um remédio infalível seria o sumo de limão. No Pará, onde o surto da doença foi bastante forte, o próprio presidente da província pareceu ter se convencido dos poderes curativos do suco de limão. A carta que o Presidente da Província do Pará escreveu foi publicada no dezenove de dezembro, na qual ele relata o tratamento (veja aqui). Na matéria publicada há também a citação de diversas pessoas que teriam sido curadas quando tratadas com o sumo de limão. A lista é bastante extensa.
Há também uma nota falando de um remédio sugerido por um médico francês, que seria também bastante eficaz (veja aqui).
Como em todo o caso de grandes epidemias, tentava-se de tudo o que estivesse ao alcance. Talvez não tenham sido poucos os que recorreram a curandeiros e a simpatias, remédios caseiros e outras formas de cura.
Também haviam as soluções metafísicas para a epidemia. Existem no período diversas publicações no jornal, onde se vendem as populares orações da estrela do céu e a oração de nossa senhora do desterro. Essas são orações muito comuns, que as pessoas deveriam comprar impresso e carregar consigo como proteção para a peste. Nossa Senhora do Desterro era a santa que protegia das pestes, bruxarias e calamidades. Era a ela que os piedosos e devotos habitantes da Deitada-a-beira-do-mar recorriam nestes momentos de aflição.  
De qualquer forma, parece que em 1857 os efeitos da epidemia parecem ter passado. Numa comunicação do presidente da província o texto cita a salubridade da província, que fora poupada pelo cólera. Da mesma forma, os hospitais improvisados construídos em Paranaguá e antonina foram desmobilizados (veja aqui). O governo imperial estabeleceu poucos anos depois um código para os portos onde estabelecia diversas normas de higiene (Ver o Código Naval do Império aqui).
E as outras doenças? Quais eram as doenças mais comuns em antonina e no litoral neste período? Como as pessoas se tratavam?

sábado, 9 de setembro de 2017

ANTONINA EM 1854 (PARTE 7)


A Cholera morbus sendo recepcionada pelos médicos brasileiros e pelas condições precárias de saúde e higiene (fonte)

(Esta crônica é dedicada a meu grande amigo Marcos Cruz Alves)

Em 1994 houveram mais de 400 casos de cólera morbo em Paranaguá. Há ainda quem se lembre. A nossa vizinha foi atingida na oitava e última grande pandemia de cólera (1991-95) que atingiu principalmente a América do Sul e central. Na época as discussões giravam em torno de como pudemos ao final do século XX permitir o avanço de uma doença transmitida por condições precárias de higiene. E, naturalmente, se culpavam os mais atingidos, os mais pobres, por “não ter consciência” e se permitir viver (e morrer) em tais condições.
Em 1855-56 houve a primeira grande epidemia de cólera no Brasil. Este surto atingiu mais fortemente a Corte e o Norte, onde a doença se iniciou. Até então estivemos livres da doença, que teve seis grandes eventos desde o início do século. Originaria da Índia, os ingleses a levaram para a Europa. A partir daí, o vibrião ganhou o mundo.
Em 10 de outubro de 1855 o Dezenove de Dezembro publicou um relatório do Dr José Cândido da Silva Murici, que apontava algumas providencias a serem tomadas para impedir a entrada do cólera no Paraná (ver aqui). O Relatório baseava-se num outro Relatório, da Comissão Sanitária do Império.
Entre as medidas propostas pelo Dr Murici estavam a vinda de seis médicos e dois farmacêuticos para a província. Era grande a falta de médicos e de remédios para combater a cólera. Existiam lugares populosos em toda a província, onde não havia botica ou “ao menos, um curandeiro”.
Outra questão era a segurança sanitária nos portos. Sugeria o doutor ativar a construção de um lazareto em Paranaguá para controlar a entrada da doença na província.
O doutor também reclamava da falta de asseio da população, e a adulteração dos alimentos. Também alertava a “falta de força moral” das câmaras municipais e suas autoridades para se impor o asseio e fazer os vendedores terem mais cuidado.
O Doutor Murici propunha a construção de hospitais em cada cidade ou vila, propondo um para homens e outro para mulheres. Estes hospitais teriam que ter botica, além de médicos e pessoal suficiente para tratar dos enfermos.
Além disso, propunha o doutor a criação de comissões por quarteirão, para cuidar dos primeiros socorros e para transportar os doentes para os hospitais mais próximos. Uma vez que as pessoas acometidas da doença são de todos os sexos, o doutor Murici acha que seria “justo” que mulheres possam participar destas comissões.
O transporte dos doentes teria que ser feito por padiola. O transporte seria feito por escravos de cada quarteirão. Este serviço seria de primeira necessidade e os senhores não poderiam, por seu “vil egoísmo”, afastar seus escravos deste trabalho.
No caso de contaminação de uma localidade, poderiam ser erguidas barreiras entre estas e as localidades ainda não contaminadas. Entre o litoral e a serra-acima o Doutor Murici propunha a trancar as estradas da Graciosa e Itupava e colocar uma barreira de quarentena no Rio do Pinto.
Em Curitiba, o relatório propunha aterrar tanques como o do Bittencourt, na entrada da cidade. Também propunha aterros no rio Ivo e um ataque severo a aguas estagnadas na área urbana. Era, como já vimos, uma consequência da aplicação pratica da teoria dos miasmas.
O governo provincial gastou doze contos de reis, cerca de um milhão e duzentos mil reais na moeda de hoje, nas medidas preventivas contra o cólera, conforme informou à Assembleia Legislativa o padre Damaso Correa (ver aqui). A câmara de Antonina foi autorizada a dispor de 22 mil reis da mesa de rendas para as atividades de combate ao cólera.
Como consequência do relatório, comissões foram montadas em todos os munícipios e villas, onde era possível. Em Antonina, o Dr Carlos Tobias Reksteiner foi nomeado para fazer parte da comissão extraordinária de saúde pública da vila (ver aqui). O mesmo aconteceu para o doutor Theodoro Reichest, que foi encarregado da construção da casa de quarentena e lazareto, o que deveria ser feito “sem perda de tempo” (ver aqui).
Ainda em dezembro de 1855 o governo provincial respondia à comissão de saúde pública, que havia solicitado a criação de um hospital na vila para “socorrer os enfermos pobres”. Dizia que logo resolveria a requisição. Não sabemos de que maneira isso foi resolvido.
O medo da contaminação era muito grande. A notícia que dois marinheiros provenientes de Belém que haviam morrido em Paranaguá com sintomas de cólera. Numa nota de Curitiba, o redator avisava o fiscal de saúde pública que “o cholera está batendo à porta!”, chamando a atenção para o estado imundo que estava a rua do comercio (ver aqui). "Deus se compadeça de nós!”, concluía o texto. Os redatores do Dezenove, por outro lado,  pediam que não houvessem “receios exagerados” ou “terror intempestivo”. Segundo o jornal, as autoridades estavam fazendo o possível para evitar a chegado do mal (ver aqui).
Havia ainda os que encontravam algum humor na situação: Francisco Caetano de Souza, avisando através de anúncio que estava indo para o Rio de Janeiro em fevereiro de 1856, avisava que pretendia voltar “se o cholera o permitir” (ver aqui).
(continua)

sábado, 2 de setembro de 2017

ANTONINA EM 1854 (PARTE 6)


As epidemias eram grandes ameaças no século XIX. Capa da Revista Ilustrada de 1876 mostrando a grande ceifeira aprontando as suas...e Antonina?
Antonina em 1854 era um lugar insignificante. Quando esteve brevemente na Deitada-a-beira-do-mar, em 1858, foi com essa palavra que o naturalista suíço Johan Tshudi descreveu a cidade (aqui). No entanto, ele não deixou de ressaltar que o cenário da cidade, com as serras ao fundo, fosse realmente encantador. Tshudi passeou pela cidade com somente ”duas ruas paralelas e uma fileira bem comprida de casas, que dão para uma praça coberta de capim, onde pastavam cavalos e vacas”.
Segundo Ermelino de leão, o que existia era a Rua Direita, a atual XV de novembro, e a Rua da Charqueada, atual Carlos Gomes da Costa. Esta última passou a se chamar depois rua de São Benedito, cuja igreja, ainda em construção, era a mais importante construção da rua. As duas ruas iam dar no largo da Matriz, a atual praça Coronel Macedo. Por ali, no campo aberto próximo da colina o mato crescia e todos deixavam para pastar os animais que Tshudi viu. A outras ruas, como a ladeira que vinha da matriz (a Ladeira da Matriz, portanto), as ruas da Fonte e do Lava-pés, citados por Ermelino, eram somente “carreiros” por entre as casas.
No entanto, a pequena e insignificante villa, que se tornaria oficialmente cidade três anos depois, tinha planos para si própria. Em 5 de setembro de 1854 é publicado nos jornais (aqui) uma resolução da Câmara Municipal da Villa Antonina sobre as posturas municipais. Posturas municipais são uma série de normas que as câmaras municipais produzem para ordenar as cidades (aqui).
O decreto estabelecia que os proprietários de datas teriam um prazo de até dois anos para edifica-las, sob pena de multa. Depois de 10 anos, a câmara poderia desapropria-lo. As casas eram obrigadas a serem alinhadas pela direção das extremidades da rua.
Os muros deveriam ter um mínimo de 12 palmos de altura, ou seja, cerca de 2,7 m. Os muros e as casas deveriam ser caiados ao menos a cada dois anos, sob pena de multa. Também era obrigatório o calçamento das frentes das casas, no nível da rua. Tudo isso era ônus do proprietário.
Quem tinha carro, ou seja, carro de tração animal que trafegasse pelas ruas da vila deveria pagar uma taxa de 2 mil reis anuais. Aos infratores, a multa triplicava.
Também os negociantes ambulantes tinham que pagar uma licença anual. Era comum naquela época a grande quantidade de vendedores ambulantes andando com tabuleiros e caixas pala cidade como pelas áreas rurais.
Havia uma preocupação grande com a saúde pública. O artigo 8º da resolução previa multas para quem deixasse porcos, cães e cabras vagando pelas ruas. Da mesma forma, todo aquele que atirasse as ruas “qualquer coisa de fácil putrefação”, ou que servisse de estorvo ao trafego de pessoas e carros deveria pagar uma multa e era, além disso, obrigado a lança-la fora. No caso de não se saber quem foi o porcalhão, o fiscal fazia o lançamento às custas da Câmara.
Era evidente a preocupação higienista do poder público. Naquela época acreditava-se na teoria dos miasmas, que eram doenças transmitidas pelo ar. Quando esteve em Antonina em 1883, o jornalista teuto-brasileiro Karl Von Koseritz (1830-1890) (aqui) notou que Antonina não era uma cidade limpa. O que o preocupava era que O pior estado sanitário é devido à extraordinária extensão das marés”. A lama do mangue assim exposta ao sol fazia Koseritz acreditar que em Antonina “não deverão faltar os miasmas”. 
A população da cidade se preocupava com sua saúde. Nos anos 1850 os surtos de cólera no Rio de Janeiro preocupavam as autoridades da nova província (aqui). Antonina e Paranaguá eram os locais mais preocupantes, devido as ligações marítimas frequentes com a Corte. Havia inclusive o projeto de uma quarentena para possíveis infetados na estrada da Graciosa e do Itupava.
No entanto, como resistir? Segundo o relatório enviado ao Presidente da Província, relatam planos a serem desenvolvidos no caso de uma real epidemia. Haviam poucos hospitais, com poucos leitos. Algumas localidades possuíam poucos médicos e algumas onde não se encontra “ao menos um curandeiro”.
Felizmente, a tal epidemia de cólera não veio. Mas, e se viesse? Como poderiam os nossos trisavós se safarem desta?
(continua)