sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CONSELHO TUTELAR

Na foto, meramente ilustrativa, um prato típico alemão, o muschellkalk-mit-manioc-melt,  ou  bacucu-com-farinha

De vez em quando os parnanguaras olham para o fundo de baía que tem atrás de si e disparam: “só podia ser em Antonina mesmo”. É um exagero, uma pegação no pé, uma brincadeira. Mas, como diz a música, todo boato tem um fundo de verdade. Às vezes, e não só às vezes, nós bagrinhos damos contêineres e mais contêineres de motivos para as bazófias de nossos vizinhos. Mas, é forçoso reconhecer, antes que os ventos terrais, os bagres e os urubus levem as notícias aos parnanguaras, os habitantes da Deitada-a-beira-do-mar já dizem em alto e bom som que tem coisas, para o bem ou para o mal, que só acontecem em Antonina.
Não sei direito o que aconteceu, mas pelo que li recentemente no nosso escatológico e boquirroto Ornitorrinco, porta-voz oficial da indispensável, inoxidável e inominável Ornitorrinco Corporation (rumo a se tornar a V Internacional Socialista), que existiram problemas na eleição do Conselho Tutelar da terra dos bagres. Parece que foi uma barrigada de prazos, sei eu, mas foi alguma coisa que acabou por comprometer todo o processo.  Como tudo na vida, tudo tem um lado bom e um lado ruim. Eleição melada é sempre um problema, pois gasta-se inutilmente o precioso tempo das pessoas, tempo que é tão raro e tão caro nos dias que correm. Eleição melada por incompetência também é ruim, pois a incompetência é prima irmã da má-fé. As duas andam sempre juntas, ora é mais incompetência que má-fé, ora é mais má-fé que incompetência. As duas opções são ruins.
Por outro lado, crise sempre tem o lado da oportunidade. As eleições vão precisar ser refeitas? Muito bem. Que tal os candidatos explicitarem suas idéias, mostrarem seu currículo e tudo o mais? O conselho tutelar em Antonina é muito importante. Temos problemas terríveis em termos de infância e adolescência, é só andar pelas ruas da cidade e o problema está ali, na fuça de todos: maus tratos, prostituição infantil, problemas com drogas, etc., dão um caldo de violência que, se ainda não aflorou é porque é abafado pelo silencio e também pelos interesses envolvidos nessa situação. Há dois anos denunciei aqui o problema da prostituição infantil na praia dos polacos, que envolvia pessoas de Curitiba que alugavam casas para usufruir dos menores sob a cumplicidade dos pais, que por merrecas literalmente vendiam seus filhos aos abusadores. Na época, o pessoal do Conselho Tutelar, que na época era a Maria Alice, respondeu à nossas indagações, aqui no Bacucu e também no meu blog. Não sei o que aconteceu.
Repito: conselho tutelar é coisa seria e importante, e tem que ser levado a sério. Não é coisa que se leve na informalidade, os procedimentos e prazos tem que ser cumpridos, ações tem que ser tomadas. Acho que se as eleições forem retomadas, agora sem riscos de serem impugnadas e com um amplo debate sobre o assunto, coisa que a imensa blogosfera capelista tem condições de fazer é tudo que se pede. Um conselho tutelar eleito e representativo é uma garantia que tem força para agir, para tomar atitudes, enfim, para existir. Nossas crianças agradecem.
Ontem fiz um post falando de liberdade e tolerância em termos de religião, inclusive para os que, como eu, não professam nenhum credo. Respondendo a um post de hoje, 03/02, ainda no Ornitorrinco, repito que fanatismo religioso e homofobia são coisas intoleráveis. Está em curso uma silenciosa e covarde campanha contra quem age “diferente” do comum, e temos que nos posicionar. Necesitamos de punições para criminosos e educação para a convivência pacifica a e tolerância entre os indivíduos, como já fazem há centenas de anos as sociedades que dão certo. 

2 comentários:

  1. hehehe

    Jeffinho

    Gostei do "muschellkalk-mit-manioc-melt"

    Um abraço

    Neutinho

    ResponderExcluir
  2. rapaz...tive que fazer um curso rápido de alemão...e explicar prum povo alemão que esteve aqui em casa o que era bacucu...

    ResponderExcluir