segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ANTONINA ANTIGA - IV


Eu sou já bem velhinho, daqueles que se lembram do tempo que tinha trem em Antonina. Lembro, com névoas na memória, de ter visto ainda uma Maria fumaça passando ali pela Caixa D’água. Naquele tempo, nos anos 60, a Maria fumaça já era uma antiguidade, e quando passava todos corriam a vê-la, com seu barulhão infernal e seu custo ambiental em lenha e fumaça inaceitáveis para nossa era de "seqüestro de carbono". Aos domingos, o trem chegava as 10 da manhã e a cidade se enchia de turistas. Quando ficava na casa da minha avó ali na Conselheiro Alves de Araujo, gostava de ficar com ela na janela cumprimentando os lotes de pessoas que iam passando.
 Cheguei mesmo a “passear” de clandestino no trem, junto com um bando de moleque que hoje é homem sério, enquanto a composição ia fazer manobras ali no triangulo, em frente ao hospital. Pelos padrões politicamente corretos de hoje em dia, era um perigo enorme. Mas a gente fazia só pelo friozinho na barriga de ser pego pelos guardas ferroviários. Ao que me conste, ninguém nunca se acidentou ou foi pego pelos famigerados guardas. De todo jeito, nossos pais não precisavam mesmo saber de nossas aventuras ferroviárias (Meu pai nunca soube e minha mãe vai saber se ler essa crônica, de formas que ainda me arrisco a levar umas palmadas).
A foto acima, da serie Antonina antiga, parece ser um desses momentos. Vê-se, na plataforma da estação o trem chegando, já eram as locomotivas a diesel, e – a foto está com pouca resolução – com algumas bandeiras na parte de frente. No centro da foto, como que vindo em nossa direção, a locomotiva chama nossa atenção de pronto. Começo mesmo a imaginar o seu barulho, o frenesi das pessoas na plataforma, os sons e cheiros do trem.
As pessoas não aparecem direito. Estão quase todas de costas, viradas para a locomotiva, todos parecem estar com os olhos fixados naquele monstro de metal que vem chegando. Em primeiro plano, um menino parece não se segurar de vontade de ir ver de perto a maquina. Quem seria o tal menino? Pela roupa das pessoas, devemos estar nos anos 60 do século passado. Poderia ser eu ou qualquer um dos meus amigos de então, todos meninos na primeiríssima infância. Que momento de êxtase deve ter sido essa e outras chegadas de trem.
Mas são espetáculos para serem vistos em velhas fotos. Não tem mais trem em Antonina, e o velho ramal está bastante sucateado. Vi estes anos algumas discussões de meu querido Neutinho sobre a possibilidade de voltar a usar o ramal com viagens turísticas, a exemplo da viagem do tronco principal, que vai até Morretes. Nunca entendi muito bem as tais das discussões. Qual era mesmo o problema? Falta de vontade política? Falta de viabilidade técnica ou econômica? Ou pior, ambas?
O fato é que o trem e Antonina tem uma longa e bela historia em comum. Foi no apogeu do trem que Antonina viu seu apogeu econômico. Boa parte da infraestrutura industrial que temos está ligada à tecnologia ferroviária. Escrevi tempos atrás como seria interessante nossa querida Deitada-a-beira-do-mar promover o patrimônio histórico industrial que já tem. Algo como utilizar o Porto, reinstalar algumas maquinas antigas, contar a historia das dragagens e do mapa do Barão de Tefé, nosso grande defensor. Ali do ladinho, ver toda a já centenária instalação do Matarazzo que hoje está em ruína em meio à lamentável briga pelos despojos de uma família que já foi grande. Avô rico, filho nobre, neto pobre. Triste.
Mas, ao contrario dessas tragédias de hoje, a foto em preto-e-branco do trem está cheia de luz, vida e energia. Uma energia que irradia e passa para o lado de cá da foto. Por um momento, parece que nós também estamos lá naquela estação a esperar o trem parar. Curiosos, vamos nos chegando perto dos vagões pra ver as pessoas que vão chegando, umas pra visitar, outras pra passear e outras vem pra ficar ali, crescendo junto conosco.  Quem chegou nessa ultima viagem? a velha foto nos convida a saber quem veio de trem nos visitar. E se for a Felicidade? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário