quinta-feira, 28 de julho de 2011

BOTUCATU

Por-do-sol na Fazenda Demétria, Botucatu, SP
Estive uns dias sem blogar, por conta de uma visita familiar. Estive com a família em Botucatu. Mais uma das belas surpresas de são Paulo, com uma excelente infraestrutura urbana, museus, parques, etc. tem, segundo amigos, um dos melhores cursos de medicina do país, no campus da UNESP de Rubião. Tem também um belo campus da UNESP na área de ciências agrárias, na Fazenda Lageado. Esta fazenda eu visitei e conheci com meu novo amigo Jairo Tavares, que durante mais de trinta anos trabalhou por ali, e fez questão de me mostrar tudo.

Patio de Café na Fazenda Lageado, Botucatu,SP

Fundada ainda no século XIX, chegou a ter mais de 1 milhão de pés de café plantados, e cera de 100 famílias de colonos. Com a crise de 29, a fazenda passou ao estado de São Paulo e depois ao IBC. Desde os anos 60, a área da fazenda Lageado virou um museu dedicado às coisas do café, dentro do campus da UNESP.

Conhecemos também a fazenda Demétria, uma área dedicada a pesquisa e produção de produtos orgânicos e onde tem uma escola antroposófica (não me perguntem o que é...eu perguntei, me explicaram, mais eu não entendi....). A Demétria é uma experiência “bichogrila” com mais de 50 anos. Respeitável.
Morro das Três Pedras, Botucatu, SP
Alem do mais, estivemos passeando pelas “cuestas” de Botucatu, que é o nome que se dá a este tipo de serras que tem por lá e em tantos outros lugares de bacias sedimentares. A Serra de São Luiz do Purunã, perto de Curitiba e a Serra do Cadeado, no norte do Paraná, também são cuestas. Um relevo bonito e uma paisagem maravilhosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário