quarta-feira, 15 de abril de 2015

SARTREANUS CASTORIANIS

(a Paleontologia Imaginária é um ramo da Paleontologia que trata de animais incertos; é um ramo do conhecimento que faz fronteiras com a paleontologia, a geografia, a física molecular, a psicologia e com Morretes (PR). Como membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia Imaginária (SBPI) e colaborador da South American Review of Imaginary Paleontology, periódico classe A1 da CAPES, venho através deste blog fazer a divulgação científica da Palentologia Imaginária para o publico interessado em ciências)


Uma das espécies mais características do pós-guerra mesozóico foram os galináceos da família dos Sartreanus (Christos & Leboriaux, 1946, Congresso de Paleontologia Imaginaria de Potsdam). Essa espécie era muito ruidosa, e em geral preferia a vida em pequenos nichos ecológicos bem especializados, como os cafés do plioceno da bacia de Paris (Lefort, 1958).
Animal muito inteligente, logo ocupou rapidamente seu espaço, questionando com vigor o status quo anterior. Tinham asas bastante desenvolvidas para galináceos do seu porte, e pulavam as cercas com frequência. Costumavam ter mais de um parceiro, embora fossem fiéis a somente um deles. Nestes casos, os Sartreanus sp iam esclarecer estas relações exogâmicas em romances autobiográficos os quais, infelizmente, não foram preservados no registro paleontológico (Le Bom, 1991).

Durante o período máximo de especiação, espalharam-se por quase todos os ecótones, com sua essência sempre precedendo a existência. Explicavam essas e outras postulações tanto em tratados filosóficos quanto em romances de formação pleistocênicos, dos quais restam muitos poucos vestígios (Zizou, 2006). Depois de um grande período de radiação adaptativa, alguns ramos tiveram algum sucesso evolutivo parcial, como o chiquitos baccanus, descritos no holoceno da ilha de Martinica (Braguinha, 1950; Veloso, 1968). Os demais foram paulatinamente se extinguindo, abandonando ruidosamente seus postulados filosóficos anteriores. Como postulado por Zizou (op.cit), a desistência antecede a extinção.  

2 comentários:

  1. Muito bem bolado, como sempre. O seu senso de humor é refinadíssimo, essa série Pequeno Tratado de Paleontologia Imaginária chega a lembrar Cortázar. Abraço, Jeff!

    ResponderExcluir