quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ANTONINA CAPITAL DA MÚSICA?


Notei  que volta e meia um cidadão, infelizmente anônimo, coloca uns posts pedindo, alguns até implorando, pra que se tome a iniciativa de tornar Antonina a capital da música. Parece uma ideia boa, pois nossa tradição musical é das melhores, desde o folclórico até o erudito. Poderia falar do samba, do carnaval e de tantas outras boas coisas relacionadas à música na Deitada-a-beira-do-mar. E temos a filarmônica, uma fantástica máquina de músicos bons pra cacete, que há mais de quarenta anos vem fornecendo material humano da mais alta qualidade pra todo o Brasil.
Mas então, por que Antonina não quer ser a capital da música como brada no deserto nosso desalentado anônimo?
Estes tempos estive em São Luiz do Paraitinga, pequena e bela cidadezinha paulista, berço de Oswaldo Cruz e Aziz Ab´Saber, entre outros brasileiros ilustres. Como a bela e incomparável Deitada-a-beira-do-mar, a igualmente bela São Luiz tem um dos melhores carnavais de ruas de São Paulo, com grande animação popular e caracterizada por seus bonecos gigantes, como os que meu querido amigo Joelson Cruz bolou para o carnaval de 2005.

os bonecos de São Luiz do Paraitinga e os Depoimentos sobre a tragedia de janeiro/2010, no  Instituto  Elpidio dos Santos

Assim como nossa rica e bela (embora tão pobrinha!) Antonina, a bela São Luiz também foi vitima de uma tragédia tão grande quanto a da terra de Vale Porto, em 2010. Em janeiro daquele ano, o rio Paraitinga subiu dez metros – calcule o quanto é isso de altura – e destruiu grande parte do patrimônio histórico da cidade.
Inclusive a igreja matriz da cidade, de incalculável valor histórico, construída em taipa de pilão, veio a desabar durante a enchente. Ainda não reconstruída, ela está cercada de tapumes que lembram seu tamanho original. Sua restauração ainda requer gente e dinheiro num montante ainda impossível de se ter.
Mas, e sempre tem um mas, São Luiz se recupera. Casas são reconstruídas, fachadas são pintadas, e o astral dos sãoluizenses melhora. Vi a bela igrejinha de Nossa Senhora das Mercês reconstruída, com a foto de antes e depois da tragédia. Que maravilha poder vê-la de novo!
imagens da igreja de NS das Mercês em São Luiz do Paraitinga, como era, como ficou na tragédia de 2010 e  seu  estado atual, restaurada
Passeando pelas ruas de São Luiz do Paraitinga, vimos umas janelas com algo interessante, e parecia um museu: o Instituto Elpidio dos santos, fundação privada dedicada a fomentar a arte e a cultura de São Luiz e dos são-luizenses. Elpidio dos Santos, o patrono do instituto, é um famoso musico local, tendo composto a famosa musica “casinha branca”, grande sucesso caipira na voz de muita gente boa.
cartaz na porta do Instituto Elpidio dos Santos - alguma semelhança com  a Deitada-a-beira-do-mar?
O Instituto Elpidio dos Santos (IES) patrocina muita coisa de fundos e verbas para a reconstrução da cidade. Patrocina, inclusive, a restauração de igrejas e da casa onde nasceu Oswaldo Cruz. É a musica cruzando fronteiras e ajudando a cultura como um todo. Enfim, a ideia de uma instituição desse tipo pareceu boa. Pode ser um modelo interessante para iniciar o projeto de ter Antonina como uma capital paranaense da musica.
Que tal o nome de Relen para o instituto dos bagrinhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário