domingo, 6 de maio de 2012

ANTONINA ANTIGA - VIII



Uma bela foto, mostrando a Praça Rio Branco, a atual Praça Romildo Gonçalves Pereira, lá pelos anos 20 do seculo passado. Segundo Ermelino de Leão, essa área era conhecida como “cais”, ou “aterrado”. Foi nessa área, próximo da antiga rua da praia, a atual Marquês do Herval, que deve ter-se iniciado o aterro da praça. Devia ser uma área de praia, isto é, com alguma areia; as ondas viriam bater ali nas pedras onde estão atualmente várias casas antigas e o restaurante Baía Bonita. A praia terminava na ponta da Califórnia, acidente geográfico desaparecido com a construção do armazém do Macedo, que hoje é o casarão em ruinas no fim da rua.
Quase todos os terrenos do lado do mar na rua Direita, a atual XV, chegavam até o mar. Não é de se espantar que fosse aí que se localizaram diversas empresas de exportação e importação, as quais construíram diversos trapiches que se podem ver em outras fotos. A atual praça deve ser do inicio do século XX, pois é citada por Ermelino em sua  obra “Antonina Factos e Homens”,  de 1918. O que se exportava então: nessa época, principalmente erva mate. Importava-se quase tudo.
A foto mostra as diversas casas ao redor da praça. Algumas bem grandes, como o casarão onde atualmente é a Associação dos Funcionários Públicos. Trata-se de um prédio grande, que rivaliza com os grandes casarões da rua Direita que podem ser vistos ao fundo da foto. Outra casa grande fica à esquerda na foto, onde se pode ler que a casa é a sede da firma Guimaraes e Cia. As restantes são casas pequenas, com duas ou três aguas. Das demais casas, somente uma apresenta platibanda, situada na parte esquerda da foto, com uma decoração de jarros.  
Além das casas, a natureza toma conta do resto: as três árvores na frente, as duas belíssimas palmeiras imperiais na parte esquerda e os morros do outro lado da baia compõe o cenário. Note-se que a praça é coberta de mato, e muito mato. Devia ser usada para os cavalos e burros do transporte de carga pastarem. Na rua, pode se ver aqui e ali algumas pessoas andando de paletó e chapéu e outras em manga de camisa trabalhando, provavelmente carregando alguma carga ou mercadoria.
Eu conheci essa praça com o nome de Feira-mar, pois o prefeito da época, em 1969, Romildo Gonçalves Pereira, colocou saibro e fez uma grande exposição feira de diversos produtos, a tal Feira-mar. Depois dele, nos tempos de Joubert Gonzaga Vieira, a praça virou praça e tomou o seu atual nome. Durante algum tempo, a praça da Feira-mar foi lugar dos namorados anônimos. “Foram pra Feira-mar!” e péquete! A guria ficava mal falada. Ser vista na Feira-mar de noite era uma temeridade. No entanto, era também uma possibilidade remota, dada a precariedade da iluminação de então.
Hoje, ela é a praça onde o pessoal vai tomar cerveja no fim de tarde, onde bate um vento bom vindo do mar. Nas festas, o pessoal deita ali de manhã e curte suas ressacas enquanto o sol não fica alto. E, também onde a turma do litro bate ponto, faça chuva ou faça sol, pra desespero das pessoas sérias. Bobagem. A turma do litro, na verdade, é a versão Cracolândia dos bagrinhos – você desmancha ela aqui, ela surge ali adiante, quase como se fosse possível apanhar o ar com as mãos. Quem já viu a cracolândia de São Paulo ou de outras grandes cidades sabe do que estou falando. Nem sei qual seria o problema ou a solução, mas repressão pura e simples realmente não funciona.
Enquanto isso, o velho Aterrado segue cheio de histórias pra contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário