segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FICHA LIMPA?


Pra encerrar esta conversa de Ficha Limpa/Ficha Suja, que tanto tempo ocupou a blogosfera nos últimos dias: eu, no meu íntimo, não gosto da tal lei da Ficha Limpa. A lei da Ficha Limpa é uma lei paternalista, que nos impede de votar em candidatos com problemas com a justiça, só isso. Eu acho que não deveria existir tal lei, e o povo que se veja com as consequências das suas escolhas.
Democracia é isso. Pressupõe uma maturidade do eleitor. O cara precisa saber que o seu candidato teve várias contas reprovadas. Por que foi isso? Será que houve má-fé? Ou problemas burocráticos? Ou problemas políticos, ou contábeis, etc.? Se o politico tem muitas contas reprovadas, se responde a muitos inquéritos, eu não vou votar nele, esse cara está mexendo com dinheiro publico e mostrou que, por ignorância ou má-fé, não está sabendo usa-lo de uma forma transparente. E parou por aqui.
Devia ser simples assim, mas não é. E veio a Lei Da Ficha Limpa, que exige que se faça pela lei o que o eleitor deveria fazer pela consciência. Falta consciência? Então tome lei! É um paternalismo inaceitável, que faz de nós eleitores, uns imbecis a apertar botões verdes a cada dois anos. E, na real, não ataca o cerne do problema.
Um exemplozinho: Londrina é uma cidade que patinou anos com o populista Belinati. Cassado uma vez por corrupção provada e comprovada, tentou voltar e foi o mais votado em 2008. A justiça, com base na lei da Ficha Limpa, cassou sua candidatura, que esteve a campanha toda sob júdice. No final, a justiça eleitoral convocou o segundo e o terceiro lugares da eleição para o segundo turno. Venceu o Barbosa Neto, um radialista populista, que havia ficado em terceiro lugar. Hoje, Barbosa foi cassado por corrupção e seu vice foi preso anteontem, também por corrupção (aqui). Ou seja: adiantou a Lei da Ficha Limpa punir um, se depois veio o outro? Ou, será que a população de Londrina gosta de gente populista e corrupta?
Eu acho que, se a população elege esse tipo de politico populista, o tal “ficha suja”, não é um juiz que tem que dizer o que é certo. O povo é soberano. É a própria população que tem que se revoltar contra o “rouba-mas-faz” e tirar esse tipo de gente de circulação. Belinati, no passado,  já saiu da prefeitura ao toque de caixa, enxotado pelas pessoas de consciência, que criaram o movimento “Pés vermelhos, mãos limpas”. Já o atual prefeito  de Londrina estava escondido num hotel de Piçarras, em Santa Catarina. Tem coisa mais chinfrim? Rouba e vai pra Piçarras. Nem imaginação esse tinha...
O fato é que parte da população cai na conversa dos “incansáveis” e “guerreiros” populistas de plantão, por diversos motivos. E é o povo que paga amargamente por suas escolhas. Paga pelas descontinuidades na administração municipal, paga pelo dinheiro que é desviado, paga pelas melhorias públicas que não vem, enfim, paga um pato bem pago. O povo é cumplice e é vitima ao mesmo tempo. E tem de ser responsabilizado por quem ele coloca no poder.
A Ficha Limpa, apesar de tudo, é um avanço. Se ela não melhora a consciência do eleitor, pelo menos ela aguça a esperteza dos políticos. Estes, a partir de agora, vão prestar muito mais atenção nas contas publicas, passando pelo risco de ficarem inelegíveis. O que é bom. É muito pouco, mas é bom.
O fato é que a população brasileira está cansada de certo tipo de politica que se fez nos últimos anos. É assim que estou lendo o “fenômeno” Russomano em São Paulo. Voltarei em breve ao tema conservador versus liberal. Por ora, o que quero salientar é que, na Deitada-a-beira-do-mar, três dos quatro candidatos a prefeito são novos na politica, pelo menos em eleições majoritárias. Acho bom e salutar. Renovar, colocar no poder novas pessoas e novas ideias, isso é que é Ficha Limpa. 

2 comentários:

  1. Jeffinho, meu ilustre, antes de mais nada saiba que te adoro, baseando-me no teor de sua matéria quero apimentar a discussão pergunto o porquê optou pelo Zé seu amigo candidato a prefeito, será que o Dodô comungaria da mesma forma? Sabendo que o Zé até dias atrás pouco mais de 3 meses, integrava a equipe do atual prefeito, a quem seu Dodô não expressava melhores referências. Observo que após o afastamento do Zé e outros mais, começaram a "pipocar" as obras na cidade, seria essa equipe que estaria "amarrando" o início dessa serviçada ou seria uma grande coincidência? Apimentando mais, relembro que boa parte dessa mesma equipe que hoje apóia o Zé integrava o prefeito que antecedeu o atual e que, coincidentemente, após "pularem daquele barco" começaram como que por encanto as obras prometidas.
    Jefinho saiba que aprendi muito com seu Dodô a entender de política porisso a razão do questionamento.
    Outra coisa, os candidatos que tem ações em trâmite na justiça deveriam ter estampadas em suas propagandas "CANDIDATO SOB JUDICE" em lugar "FICHA LIMPA".
    Sei que não vota aqui, reitero mais uma vez o pedido de voto prá vereador, mesmo vendo uma placa da candidata Marga na casa laranja da Coronel Líbero.
    Abração meu querido lobinho.
    Mauricio Scarante
    Vereador PSC 20402

    ResponderExcluir
  2. caríssimo Mauricio, é um prazer te-lo por aqui. Você é destas pessoas que amo e admiro desde guri. Rapaz, você me coloca numa saia justíssima. em primeiro lugar, não sei o que meu pai faria nessa situação - em termos de idéias e mesmo de temperamento nós sempre tínhamos nossas diferenças, pode ser que estivéssemos em campos diferentes, não dá pra saber. Ele era Paraná clube, pode? Quanto ao Zé, conheço ele o suficiente pra saber de sua competência em administrar pessoas. Desde guri, ele sempre foi líder, não o que se impunha pela força, mas pelas ideias. E na prefeitura foi, de longe, o melhor secretário que Canduca teve. Isso não há o que negar: o que ele se propôs a fazer como secretário está lá, na avenida Thiago Peixoto.
    Pelo que conversei com diversas pessoas - não com o Zé, mas com diversas pessoas na cidade, não houve nenhuma "pulada de barco" ou qualquer outra coisa que ficou aí pululando pelos blogues com insinuações maldosas.
    Não tenho como te falar da prefeitura, porque não sei de nada de lá de dentro. O que sei é que Canduca, no apagar das luzes, quer deixar sua marca nas obras que estão sendo feitas. Quem sabe se elas tivessem sido feitas antes a história não seria outra? mas isso é vã especulação.
    Quanto ao voto, votaria em você de todo coração. alias, seria uma alegria ver uma Câmara municipal com você, Neutinho, Orlandinho, Joaquim Cocota, a própria Marga e tantos outros que agora não me lembro (o cartaz da Marga é coisa da presidenta, você sabe, né?). Antonina entraria num circulo virtuoso como jamais se viu. Quem sabe? boa sorte pra você e continue apimentando as conversas. Abraços,

    ResponderExcluir