quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ACORDA, BLOGOSFERA!!


Onde está a blogosfera antoninense? A blogosfera que outrora rugia hoje está sonolenta, quietinha, debaixo dos edredons. Acorda, blogosfera! O sol está lá fora! Um sol de inverno, ainda frio, o ar está seco, mas é setembro e temos que sair às ruas. Confesso que também ando meio sonolento, sem vontade de falar de politica. Mas é necessário.
É necessário, antes de tudo debater propostas, mais que ficar por aí dizendo que o meu candidato é o melhor. Acredito piamente que todos os candidatos a prefeito na Deitada-a-beira-do-mar são pessoas boas e honestas, que pagam seus impostos e dão carinho e amor aos filhos e netos. A vida privada é uma coisa. A vida pública, outra.
Li as propostas que os candidatos postaram na internet há cerca de um mês atrás. Ao contrário de alguns que acham que o papel aceita tudo, eu tenho por experiência que, ao colocar algo no papel, nos colocamos ali por inteiro – ali estão coisas que queremos dizer e não estão coisas que queremos omitir.
Um texto de um programa de governo pode ser uma bela peça de marketing. Um engodo, diriam alguns. Mas mesmo ali, nas frases de efeito e nas entrelinhas, podem-se entrever coisas que o candidato, ou a coligação como um todo realmente pensam. Agimos como pensamos. Logo, é instrutivo ler um programa de governo e tentar compreender como pensam aqueles que querem nos governar.
As propostas de governo que achei mais bem estruturadas são as propostas da coligação “Antonina que queremos” e da “União do povo”. São mais completas e mais orgânicas, mas com isso não quero dizer que sejam melhores. As propostas da coligação “Avante Antonina” e da “Antonina de Verdade” estão ainda pouco coesas, como uma mera enumeração de itens, colocadas de forma que não se sabe o que a coligação está pretendendo, em que direção ela aponta.  Em recente conversa com meu amigo Wilsinho, da “Antonina de Verdade” ele me garantiu que está sendo elaborada uma proposta mais robusta. Vamos aguardar.
De todas, a mais bem estruturada me pareceu a proposta da “Antonina que queremos”, onde estão meu amigo Zé Paulo e a Prof. Wanda. Logo no inicio presenta um bom diagnóstico da cidade. Alguns podem achar que isso não quer dizer nada. Mas um médico só sabe o tratamento que vai fazer se souber do que o paciente sofre. Não adianta remédio pro coração se o problema é nos rins. Como um bom profissional da área de saúde, Zé Paulo sabe que só com diagnósticos se faz um tratamento eficaz. A seguir, apresenta as áreas estratégicas de governo, 15 itens nos quais estão detalhadas as ações de governo. Pode não se concordar com os itens , mas a proposta é orgânica e tem uma leitura fácil.
A proposta da coligação “união do povo” já entra de chapa nos compromissos de gestão. É um texto longo, sem itens, o que torna a leitura mais difícil. Não se sabe se estamos numa introdução, quais são os itens que vão ser abordados. Os textos em caixa-alta no meio das frases se confundem com os itens, induzindo a leitura e confundem quem está lendo. Só depois de ler tudo é que saberemos quais são as prioridades da coligação. Um trabalho danado pro eleitor saber se as propostas são boas ou não!
 Enfim, em minha prática de avaliar projetos – eu faço isso todo o dia, diria mesmo que meu tempo é quase todo gasto em elaborar e avaliar projetos – eu daria uma nota nove pra coligação “Antonina que queremos” e um seis pra “União do povo”. As outras duas teriam que refazer o trabalho pra poder ser avaliado. Isso olhando o aspecto formal das propostas, sem entrar no mérito das propostas elas mesmas. Em todas as propostas vi coisas muito interessantes e que vão melhorar a vida de nossa cidade. Podemos esmiuçá-las nas próximas semanas. Assim, quem sabe, teremos um debate com ideias de verdade e não uma disputa de cavaletes e cartazes nas belas ruas da terra de Valle Porto. Vamos lá?

PS – que fique bem claro: eu tenho predileção pela “Antonina que queremos”, tanto por motivos ideológicos quanto pessoais, até mesmo mais que políticos. No entanto, a proposta aqui, como representante da blogosfera capelista, é procurar ser equilibrado e, principalmente, justo. Não sei se consigo.

2 comentários:

  1. Jeffinho, usando a frase de um amigo meu "Por amor a Antonina", resolvi novamente me colocar candidato a vereador nesta eleição, venho aqui publicamente pedir o seu voto e de sua família.
    O meu numero é 20402 - vereador PSC.
    O meu nome é Mauricio Scarante.
    Um abraço.
    Obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Querido Mauricio: infelizmente não voto na terrinha, mas sabe que voce está no meu coração e na minha escalação de uma Cãmara Municipal dos sonhos...boa sorte nessa sua empreitada!!

      Excluir