sábado, 7 de julho de 2012

O PULSO AINDA PULSA?

Einstein e Openheimer, rubro-negros quânticos, verificando a colocação do Furacão na tabela da Série B, bem pequenininho, quase do tamanho de um bóson de Higgs...


A grande notícia da semana foi o anúncio, por parte de alguns físicos do CERN, o grande laboratório da suíça, do bóson de Higgs. É interessante notar que o tal do bóson, depois que foi apelidado de “A Partícula De Deus” pelo premio Nobel de física de 1988, Leon Lederman, virou uma celebridade subatômica. Para os desavisados e preguiçosos de tentar entender uma integral e uma derivada, como eu, nem sei de que estes caras estão falando. Bóson? Méson? Píom? Múon? Estou fora.
Já pra alguns religiosos desavisados – e achei alguns pela internet - estão a comemorar as tais das “provas da existência de Deus”. Calma lá, que o santo é de bósons ! A única coisa que os malucos de jaleco branco disseram foi que foi detectada, numa das experiências que eles alegremente fazem lá no CERN, umas partículas subatômicas que podem ser – friso o “podem ser” - as tais que foram propostas teoricamente por Higgs em 1964, este ano tão fatídico. Se existir o tal bóson, isso fortalece a atual teoria que explica a constituição e origem do universo. Se não existir, os cientistas abandonam este modelo de explicação e vão ter que fazer outro. Nada a ver com a existência ou não de Deus, portanto. Essa discussão é em outro lugar.
Enquanto isso, estou aqui acompanhando pela internet o jogo entre o Atlético e o América-MG lá no Independência. O “Coelho” arrebentou no primeiro tempo e fez dois a zero. Dois bósons a zero, segundo Higgs. Ao meu lado, gusano começa a fazer piada com os bósons, segundo ele as “partículas palhaças de Deus”. Piada digna de um verme mesmo.
Enquanto isso, Gabriel Marques faz o primeiro gol do rubro-negro desde os 3 a zero no Barueri, em 1º de junho. Trinta e seis dias sem balançar as redes. Trinta e seis dias, quatro jogos e dois técnicos depois, finalmente um gol, um golzinho. Que fase, meu bóson de Higgs!
Urru!! Empate!! Paulo Baier, craque desde o Velho Testamento, meia-armador da Arca de Noé, deixando sua marca no Independência!! ARG!! Os caras desempataram... Aos 36 do segundo tempo! Adeilson (quem?), que recém tinha entrado! Olha isso Jorginho!! Assim não dá!
Acabou!! E a sina prossegue, agora já efetivamente dentro da Zona de rebaixamento pra sulfurosa serie C. Nenhuma vitória desde junho, é isso ai, seus moços. Daqui a pouco Dante Alighieri e Virgílio voltam da Eurocopa, ainda meio cabisbaixos com o olé que a Azzurra levou da Espanha. Enquanto isso, pelo menos neste segundo tempo o time brigou e até fez dois “detalhes”. Com quantos bósons de Higgs se faz um ataque que funcione? De qualquer forma, apesar da derrota, o pulso ainda pulsa.

4 comentários:

  1. É que os coxas, bem, você deve ter percebido, estamos na pontinha da prancha e o capitão barbudo vem vindo com a espada.
    Ou reagimos ou viramos comida de tubarão, e daqueles desdentados da 2º divisão.
    Rotos não devem falar de esfarrapados.
    Daí o meu silêncio.

    ResponderExcluir
  2. que mordaz o humor do Paulo!...devia escrever mais amiúde.

    ResponderExcluir
  3. Cara marília, voce tem razão! nosso Beato rosnento deveria escrever mais agraúde...nosso bom humor merece

    ResponderExcluir