segunda-feira, 23 de julho de 2012

O INVERNO NO LEBLON É QUASE GLACIAL

a praia do Leblon, com o Morro Dois Irmãos ao fundo, no sábado passado

Antes da gripe que me pegou esta semana, estive numa viagem a trabalho ao Rio de Janeiro, cidade que não visitava há décadas. “viagem a trabalho? Não existe isso de viagem a trabalho para o Rio!”, contestaram alguns amigos. Sim, não há, é quase uma incompatibilidade em termos. De fato, minha esposa foi apresentar um trabalho cientifico num simpósio dobre educação não-formal em museus, e que ocorreu no MAST, o museu de astronomia do Rio, no estranho bairro de São Cristóvão.
Pra não dizer que não fiz nada, visitei diversos arquivos onde estou à cata de documentos para algumas pesquisas que estou fazendo. E, já livre dessa carga, flanei pelas ruas do centro do Rio. Andei despreocupadamente, como há muito tempo não andava, olhando e olhando, que é o papel de todo turista, acidental ou não.
Realmente o Rio é uma cidade Maravilhosa. Isso, claro, não o exclui dos contrastes sociais, que fazem uma cidade partida em duas pelo maciço da tijuca, a zona norte, pobre e operária, e a pujante e aristocrática zona sul, com seus bairros símbolo, como Copacabana e Ipanema. Mas o fato é que, para além deste apartheid social – e por causa dele também – o Rio foi durante dois séculos nossa capital.
Isso se reflete na grandiosidade da arquitetura, desde a colonial até a neoclássica, e o nome das coisas: Arquivo nacional, parque Nacional, Central do Brasil. Ali tudo foi realmente central. No meio de tudo isso, os cariocas e seu jeito folgado, bom vivant, sem stress. Por mais que o cara seja um sujeito que rale o tempo todo, é melhor ser alegre que ser triste numa cidade onde o cenário é uma beleza que a natureza criou, só pra ficar nos sambas que imortalizaram a cidade.
No metrô, um metro apresentável e bem limpinho, somos saudados com alguns acordes de bossa nova antes da locutora anunciar a próxima estação. “nexti stopi, Ishtácio”, anuncia a garota (de Ipanema?) no interior do carro lotado. Um metro lotado, caro – no Brasil os metros são caros – mas este metro é bossa nova, o que faz toda a diferença.
Por outro lado, a cidade está um canteiro de obras. Diferente de são Paulo, que está sempre em obras, o Rio dos últimos anos está se reinventando com  a indústria do petróleo. Cortei o cabelo num salão perto do Catete, onde estava hospedado, e o cabeleireiro ficou tempos e tempos falando dos seus fregueses de empresas de petróleo que estão vindo para o Rio.
Outra coisa que me deixa contente foi ver, pelas ruas, a campanha de Marcelo Freixo, do PSOL. Apesar de não simpatizar muito com o PSOL, Freixo é uma das melhores coisas que aconteceram recentemente na nossa politica, tão pragmática e afastada das ruas. Um cara vertical, corajoso, que conversa com todos e tem muita clareza do que é a gestão publica. Um luxo carioca ter uma pessoa desta envergadura moral pleiteando a caneta que assina o diário Oficial da cidade.
Mas, e sempre tem que ter um “mas”, pegamos uma semana muito fria. Fez 17 oC , e algumas peruas da zona sul tiraram do armário suas peles, tipo algumas velhinhas que vemos na rua XV de vez em quando. Um vento frio e uma neblina castigaram a cidade. Meu amigo Mauro Geraldes, que nos hospedou no final de semana nos lembrou da canção de Adriana Calcanhoto, dizendo que o inverno no Leblon era quase glacial. Fomos tomar uma cerveja perto do canal que separa o Leblon de Ipanema, e concluímos que ela estava certa em sua definição.
Ao dar adeus ao Rio, uma certeza: Continua lindo. Outra certeza:  Voltaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário