terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A MARCHA DOS ESCOTEIROS 75: O ATAQUE DOS DISCOS VOADORES E UM SUMIÇO IMPORTANTE


Fotos do LA Times mostrando consequências da Batalha: ataque japonês ou de discos voadores? No Rio, os escoteiros antoninenses também estavam as voltas com um sumiço inexplicável...
(Estamos no mês de fevereiro de 1942. Enquanto o mundo está em Guerra e o Brasil segue sob a Ditadura do Estado Novo, cinco escoteiros de Antonina (PR), entre 15 e 18 anos, percorreram 1250 quilômetros numa marcha a pé rumo ao Rio de Janeiro para entregar uma mensagem para Getúlio Vargas. No episódio de hoje, 25 de fevereiro de 1942, enquanto a cidade de Los Angeles está a volta com um suposto ataque de discos voadores, Beto, Milton, Lydio, Antônio (Canário) e Manoel (Manduca) investigam um sumiço inexplicavel...)

Na quarta-feira, 25 de fevereiro de 1942, foi marcado pela incrível “Batalha de Los Angeles”. Um objeto não identificado, avistado nos céus da cidade californiana, fez com que grande pânico acometesse as pessoas. Houve grande alvoroço e pânico nas ruas. 

O exército americano tentou atingir o objeto com artilharia, mas não conseguiu. Como consequência, uma pessoa morreu atingida por estilhaços de bomba e duas por ataque cardíaco.

Temia-se por um ataque japonês ou, mais intrigante, um ataque de discos voadores. Até hoje, a batalha de Los Angeles é grande assunto de controvérsia. 

Neste mesmo dia,  no Colégio Militar do Rio de Janeiro, outro acontecimento inexplicável abalou a estadia dos rapazes na cidade Maravilhosa: O livro diário Oficial da excursão sumiu!

O livro diário oficial era um livro muito importante, onde estavam todas as anotações oficiais do Raid. Cada cidade em que eles passavam, uma autoridade assinava o livro ou carimbava. Ali estavam os carimbos de todas as repartições públicas federais estaduais e municipais, que atestavam o dia a e hora da passagem dos rapazes. Outros escreveram mensagens elogiosas ao raid e aos próprios rapazes. Era um documento muito importante. 

Além disso, nas páginas do livro havia muitas fotografias do raid. Apenas algumas poucas fotografias sobraram, algumas que estavam com Lydio e outras que estavam na máquina fotográfica de Milton. 

Milton, Lydio, Canário e Manduca acusaram o chefe Beto de negligência. Chefe Beto se defendeu dizendo que havia visto um escoteiro gaúcho folheando o livro. Podia ter ficado com o documento para si. O fato é que não tinha explicação. 

Os companheiros chegaram a pensar que o próprio chefe Beto havia ficado com o diário para se vingar do fato de não ter podido ir a Petrópolis entregar a mensagem ao presidente Vargas. Mas eram só pensamentos sombrio e sem cabimento. 

O fato é que os rapazes mais o colega Gastão ainda deram uma busca geral no prédio, mas nada foi encontrado. Uma pena..

Entretanto, o grande fato do dia foi mesmo a compra das passagens de navio. Feliz e satisfeito, o Dr João Ribeiro passou lá a tarde, e saiu com os rapazes para comprar as passagens. Agora, eles iam voltar por via marítima, e de primeira classe. Cada passagem custava dois contos e oitenta mil reis...uma pequena fortuna!

A aventura estava chegando ao fim. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário