sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A MARCHA DOS ESCOTEIROS 71: QUEBRA COCO, QUEBRA COCO!

Fotos do Jornal A Noite, do Fogo de Conselho do Russel, em fevereiro de 1942, do qual participaram os escoteiros antoninenses

(Estamos no mês de fevereiro de 1942. Enquanto o mundo está em Guerra e o Brasil segue sob a Ditadura do Estado Novo, cinco escoteiros de Antonina (PR), entre 15 e 18 anos, percorreram 1250 quilômetros numa marcha a pé rumo ao Rio de Janeiro para entregar uma mensagem para Getúlio Vargas. No episódio de hoje, 11 de fevereiro de 1942, Beto, Milton, Lydio, Antônio (Canário) e Manoel (Manduca) participam de um grande Fogo de Conselho.)

Naquele sábado, 21 de fevereiro de 1942, o calor continuava infernal. Às vezes, faltava água nas torneiras. Para os rapazes isso não fazia diferença. Ainda bem que existia Copacabana, com suas praias ora verdes ora azuis. 

Mais do que isso, o que chamava a atenção dos rapazes eram as sereias que costumavam aparecer por aquelas bandas. Quando eles foram por lá, ficavam admirando os corpos reluzentes de óleo. E, claro, a procura de um banho refrescante. 

Quando eles foram lá dar os seus mergulhos, ficavam lá tomando sorvetes, um após o outro. Depois, quando o sol abaixava, lá iam eles explorar a cidade maravilhosa. Agora com muitos passes, eles se davam ao luxo de andar de lá pra cá e descer em qualquer estação, onde tivesse algo que lhes chamasse a atenção. Valia qualquer coisa, desde um camelo fazendo magicas até mostrando o perigoso peixe elétrico do amazonas. 

Neste sábado, Lydio saiu sozinho pela manhã para olhar os treinos do fluminense e do botafogo. Em Laranjeiras, ele viu jogadores famosos, como Batatais, Norival, Afonsinho, Pedro Amarin, Romeu, Tim, Hercules, Carreiro e outros. 

No campo do Botafogo, em General Severiano, ele viu os cobras: Aimoré, Nariz, Tovar, Carvalho Leite, Perácio, Patesko e o inesquecível Heleno de Freitas. 

A tarde, as delegações escoteira continuavam seu passeio cívico militar. Neste dia, eles foram conhecer o arsenal da marinha de Guerra, localizada na ilha das cobras. De um lado do cais, puderam ver diversos submarinos e também algumas caravelas. 

Do outro lado estavam os torpedeiros, contratorpedeiros, e lanchões de desembarque. Ao largo dois belíssimos destroieres e o cruzador São Paulo. Tudo nos trinques, pronto para entrar em ação. 

De noite, na praça do Russel foi realizado um fogo de conselho, o maior do ano. Contando com a presença de escoteiros da federação Carioca e fluminense, a paulista, a gaúcha e a pequena representação da federação Paraná-Santa Catarina, representada pelos cinco rapazes. 

O Fogo de Conselho foi tão grande e tão importante, que chegou a ser irradiado pela Rádio Educadora Municipal, a rádio da Prefeitura do Rio.
Lydio lembra das quadrinhas: 

Lá em cima daquele morro
Tem um velho galinheiro
Quando vê moça bonita
Faz gaiola sem puleiro!

Outro escoteiro respondia:
La em cima daquele morro
Tem um velho pula muro
Quando vê moça bonita
Faz gaiola no escuro!
E logo vinha o refrão:
Quebra coco, quebra coco
Na ladeira do piá
Escoteiro quebra coco
E depois vai trabaiá!

Eles cantaram o hino nacional e outros hinos. 

E voltaram para Colégio Militar de São Cristóvão para um merecido repouso.

2 comentários: