terça-feira, 21 de junho de 2011

ANTONINA CRIA...


Todos sabem da genialidade antoninense. Nesta formosa baía, que foi um presente do mar, foram engendradas algumas das mais importantes invenções da humanidade. Embora a humanidade não tenha sido avisada, claro está. Dessa vez, nossas pesquisas apontam para mais um invento genial de um bagrinho também genial e que estão na base de nossa vida cotidiana. Falo do computador pessoal e da linguagem binária, criados em Antonina no final dos anos 70 por ninguém mais ninguém menos que Rellen Salu Berght.


Compositor genial, digno filho de uma terra de tantos compositores, o fino e esguio Rellen, vulgo Ratete, sempre foi acima da média. O que poucos sabem é que Rellen além de seus dotes de musico, também tinha um talento matemático e mecânico invulgares para sua época. Um talento desses que só surgem na Deitada-a-beira-do-mar, evidente.


Rellen então procurava uma máquina que fizesse o samba-enredo perfeito para o carnaval. Depois de muito queimar as pestanas, ele combinou uma televisão velha e uma maquina de escrever Olivetti e juntou as duas numa geringonça só. Para compor os sambas, rellen bolou uma linguagem próxima do batuque. O que seria uma linguagem matemático próxima do batuque?


Genial como sempre foi, Rellen associou o batuque a um padrão numérico. O um para a batida do surdo e o zero para o tempo, combinando várias seqüências com as ordens 01010101010. Essa, segundo Rellen, era a linguagem dos batuques. Esse processo demorou vários anos, até que, em 1982, Rellen chegou a perfeição. A máquina começou a suar e bufar, apitando e se agitando freneticamente. Na tela da tevê, acoplada a maquina de escrever, começou a surgir uma composição e uma melodia: “sonhei que era carnaval, festa do povo/ que bom seria...”.


Rellen correu para mostrar a todos o resultado de seu invento. Cabeça avoada que sempre foi, esqueceu a máquina ligada e a porta aberta. Por ali, nesse instante, passavam dois gringos, dois jovens nerds que foram mandados pelos pais para o Brasil para se divertirem e relaxar, pois não sabiam nada da vida. Dois babacões, que não sabiam pegar mulher, mas sabiam tudo de matemática e mecânica. William Gates e Steve Jobs eram seus nomes. Estupefatos com a máquina que estavam vendo, os dois copiaram rapidamente os manuscritos de Rellen deixados em cima da mesa. E traduziram a linguagem dos batuques por “baituques”, cujo nome depois seria simplificado para bites. E deram no pé com os manuscritos, enquanto Rellen, vestido de conde, cantava sua glória na avenida do samba.


E o resto da história todos já sabem.

(texto publicado originalmente em jan/2009)

3 comentários:

  1. Repliquei no Ornitorrinco e reclamei que você escreve muito pouco, prezado Jeff.

    ResponderExcluir
  2. Cequinel
    obrigado pela replicação do texto...é uma honra ter tratamento VIP da Ornitorrinco Corporation! Se tivesse menos correria em minha vida, te juro que eu postava mais...vou falar com o Alckmin, que é um cara sensato,vê se ele deixa eu ter mais tempo pra postar no "Urublues"...

    ResponderExcluir
  3. este texto é uma pérola, muito, muito especial.

    ResponderExcluir