domingo, 23 de setembro de 2018

CONTRA O FASCISMO (#ELENÃO)


A população de Londres comemorando a vitória sobre o nazi-fascismo em 1945, em manchete do Daily Mail
As próximas duas semanas serão decisivas. O fascismo, representado pelo #elenão, está se consolidando, em níveis jamais vistos. Precisamos pensar este fato para além de nossos estômagos e construir uma grande frente que possa afastar a possibilidade de um governo com matizes fascistas no brasil. Para isso, precisamos nos situar e ver quem são nossos potenciais aliados e com quem nós podemos contar nessa luta. E lutar para conquistar corações e mentes, para impedir um mal maior no Brasil.
Não nos enganemos: o projeto de poder de #elenão e sua tchurma é claramente fascista. Sua proposta baseia-se claramente num culto explícito da ordem. Uma ordem baseada na violência de estado e em práticas autoritárias de governo, como já apontado por muitos.
Uma proposta de ordem a segurança que dá salvo conduto aos agentes da lei para “fazerem justiça” pelas próprias mãos. Uma proposta que é simples e de fácil compreensão, mas de aplicação difícil e duvidosa, já que estamos lidando com policiais de verdade e não com anjos.
O nacionalismo, o culto à pátria e a família são outras características típicas do neofascismo. Como ferramenta de coesão social, apontar o inimigo externo como o culpado é típico destes regimes. A família modelo é a família hétero, cis, machocêntrica. Branca, devemos acrescentar? Outros modelos de família são demonizados, como o fez recentemente o vice, General Mourão.
Estes discursos se referem a uma prática de governo que desprotege os menos favorecidos e as minorias vulneráveis. O caráter misógino e homofóbico do discurso neofascista é mais do que evidente e dispensa comentários. Mais uma vez, a pratica de culpar as minorias pelos males da sociedade volta para assombrar a sociedade, como já fez no passado.
Pouco se sabe de suas propostas em outras áreas. Na educação, sua proposta é a censura e a mordaça, via os projetos “Escolas Sem partido”. Na economia, uma proposta “liberal” que na prática aumenta a desigualdade. Embora tenha voltado atrás, a pulga continua atrás da orelha.
De qualquer modo, a questão é muito séria. Os partidos de esquerda precisam ter uma plataforma comum. Os partidos de centro precisam ser atraídos. Chega dessa bobagem de chamar quem discorda de fascista. A ciência política já definiu claramente o que é fascista. Vão se informar.
É necessário que liberais e socialistas de todos os matizes se unam para combater o inimigo comum, o fascismo. Unidos, liberais e socialistas já combateram o fascismo no passado, derrotando-o exemplarmente. Precisamos recordar deste momento.
Neste momento de crise, uma crise econômica violenta, que esta semana fez dez anos, é natural que o mundo esteja preocupado e perplexo. Como nos anos 1930, a crise econômica fez surgir propostas de sociedade que levaram o mundo a crises terríveis e guerras, que ceifaram milhões de vidas. Neste sentido, a guerra da Síria pode ser um paralelo com a guerra civil espanhola. Os pactos do pós Segunda Guerra Mundial estão sendo rompidos por todos os lados.
O mundo inteiro está em convulsão. Ninguém está contente com a sua vida. Os problemas se acumulam. No entanto, o principal problema são os que oferecem soluções simples. Como o muro de Donald Trump; o Brexit, e outras. Soluções simples que impõe problemas extraordinários e criam novos.
Neste contexto, o “Coiso” representa isso. O próprio jornal conservador inglês The Economist publicou uma matéria sobre a ascensão do fascismo brasileiro e mostrando-o como uma terrível ameaça à toda América Latina.
Não podemos subestimar o poder deste discurso do ódio. Nos estados Unidos, esse foi o caminho da vitória de Trump.  Precisamos conquistar os corações e mentes que se deixaram dominar por ele.
Antes de desqualificar estas pessoas, precisamos mostrar que o caminho da democracia e da liberdade é mais complexo e mais difícil. Mas que este caminho difícil e tortuoso é o único que pode levar a uma humanidade mais inclusiva e a um mundo de paz e prosperidade.
São Heisenberg, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário