sexta-feira, 6 de abril de 2018

HÁ MUITA PRESSA NESSA NOITE


copiei daqui
Há muita pressa nessa noite. Há uma pressa em julgar e condenar. Que pressa é essa? Ao que parece, essa noite o confronto foi adiado. Amanhã, o desfecho.
Há também uma certa pressa neste desfecho. Que desfecho? O que acontecerá nesta bela manhã de 7 de abril? Na noite de amanhã muitos dormirão satisfeitos, achando que sua sede de vingança foi saciada. Muitos tripudiarão e escarnecerão de quem lutou gritou e esperneou, mas perdeu.
Quem perdeu? Quem ganhou? Essa não é uma resposta simples nesta fresca manhã de abril. Quem perde com uma justiça vingadora? Uma justiça vingadora que quer punir de qualquer jeito, é a melhor negação que existe de justiça. Justiça?
Há quem sonhe com justiça. Há quem sonhe com um mundo de bons e maus. Mas o que não vemos é que nosso mundo é um mundo de trabalho e capital, todos igualmente bons e maus, cada um à sua maneira. O que existe é um mundo de interesses. Uns mais outros menos mesquinhos. Todos igualmente bons e igualmente maus, dependendo de como se olha.
O mundo não é simples. Nem comporta mocinhos e bandidos. É um mundo de interesses. Capital quer o trabalho de quem não tem capital. O trabalho quer trabalhar e arrancar uma migalha do capital. O capital não gosta do trabalho: é feio, sujo, imundo, fala mal. O trabalho também não gosta do capital, mas tolera seu salário mensal.
Há muita pressa nessa noite. O capital tem pressa (Tempo é dinheiro!). Precisamos tirar tudo do trabalho: sua voz, seu líder, sua inspiração, sua moral. Parece que não há garantias para quem defendo o trabalho. O próprio trabalho parece hesitante, em sua luta contra o capital.
Nesta noite, alguns dormem. Outros, fazem vigília. Outros pensam que fazem o certo, o bom, o moral. São anjos, são puros, balança na mão e espada na outra. A procuração de Deus no elástico da cueca. Anjos de cueca no reino do capital.  
Há muita pressa. Há pouca justiça. Há o trabalho. E há o capital.  

6 comentários:

  1. Escrito no calor da hora. Como será o dia de hoje?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, muito triste ver a sujeira tão à mostra; se não nos apoderarmos do trabalho e do capital de outra forma, os que se apoderam hoje, sem moral, continuarão a gerar muito sofrimento. Hora de ir pras trincheiras companheiro, encarar o mal, cada um a seu modo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver o que conseguimos fazer nesse contexto tão triste...

      Excluir
  3. Jeff, é um privilégio ser seu amigo, mesmo que distante.

    ResponderExcluir