quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

CHICA GARIMPEIRA

Chica Garimpeira na entrada de uma boca de lavra/2008

Estes dias estive visitando umas áreas de Francisca Alves Barroso, a Chica Garimpeira. Num universo masculino como é o universo garimpeiro, uma mulher como Chica, dona de draga na lavra do Vermelho durante muitos anos, é um fato impressionante.
Separada, trabalhou em frigoríficos, casas de família, em lojas. Tinha três filhos pra criar. Um dia, um tio a chamou pra ir trabalhar com ele numa draga no Crixás. Ela foi e nunca mais saiu deste universo. Veio para Cavalcante (GO) e, nas barrancas do Vermelho e do Tocantins, criou seus filhos e comprou seu pedaço de chão. Foi garimpeira e professora municipal.
Em 2003, com as obras da barragem, perde a draga e a área de garimpo. Até a escola onde dava aula foi inundada. Entra no movimento dos atingidos por barragens, o MAB, e vira uma ativa liderança local. Ganha 10 mil reais de indenização. “Mixaria”, diz, revoltada. Questões por posse de terra com vizinhos já levaram, segundo ela, um neto e um sobrinho. Diz que não quer vingança, e que Deus proverá. “Aqui se faz, aqui se paga”, arremata.


E lá vai ela. Andando firme pelo cerrado, subindo e descendo morro, de chinelo de dedo e uma bolsa feminina no braço, vai me mostrando as áreas que quer negociar. “O que é? pra que que serve? Tem utilidade?“ Tudo tem que ter utilidade na vida de Chica Garimpeira. Tem que botar o feijão na mesa, tem que criar os filhos e netos. A filha mais velha mora em Londres. Chica tem pressa, muita fé em Deus e muito ódio no coração para com os assassinos de seus meninos. Hoje, com o tempo e os filhos já criados, ela quer sossego, um pedaço de terra e muito trabalho de roça pra fazer. Que pessoa impressionante essa Chica Garimpeira...

(essa é uma crônica de 2008, quando eu trabalhava Com exploração Mineral em Goiás) Ver aqui

5 comentários:

  1. O que terá acontecido com a Chica Garimpeira, essa mulher forte que não se dobra diante dos poderosos? Bela crônica, Jeff! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edson!! Olha, eu conheci ela em 2008, depois não sei mais...mas é uma baita duma personagem né?

      Excluir