terça-feira, 5 de julho de 2011

OS PRIMÓRDIOS....

Era um fim de tarde, e eu estava aqui, finalizando meus estudos e olhando alguns mapas históricos de uns sites de museus. Um dos melhores sites de mapas antigos é o do IEB-USP, que tem a coleção de mapas do almirante Max Justo Guedes, um dos maiores historiadores navais do Brasil. Tem também os mapas históricos apreendidos quando da falência fraudulenta do Banco Santos. Foi quando vi o America Meridionale - Mar del Sud, mapa de Vincenzio Coronelli. Até aí, nada de mais, um mapa veneziano do final do século XVII, mais exatamente de 1692. 
America Meridionale, Mar del Sud, Mapa de Vicenzo Coronelli, 1692

Quando eu começo a ver com o zoom, vi que a baia de Paranaguá estava bem marcada, coisa bastante rara. A baia de Paranaguá começa a ser bem cartografada em meados do seculo XVII quando se descobrem os aluviões auríferos de Morretes e Antonina (para mais detalhes clique aqui). Mas, para meu espanto...uma indicação de "povoação" a oeste de Paranaguá, marcadas ambas com uma pequena bola. Seria a primeira referência cartográfica da Deitada-a-beira-do-mar?
Detalhe do mapa mostrando a povoação sem nome no fundo da baia de Paranaguá

BUEMBA! BUEMBA! BUEMBA! Como diria o Macaco Simão! Reparem na pequena bolinha a noroeste de Paranaguá: seria um registro cartográfico da atual Antonina? É bom que não esqueçamos...nosso fundo de baía foi chamado de "Freguezia de NS do Pilar" depois que foi levantada a Capela. em 1714 .O nome Antonina, ou "Villa Antonina" é de 1797, quando nos emancipamos de Paranaguá. 
O que o mapa de Coronelli está mostrando é que os fundões da baia já estavam povoados em 1690, a ponto do cartografo colocar ali uma indicação de povoação. Nem Curitiba está marcada no mapa, embora tivesse se emancipado de Paranaguá em 1693. Por que? provavelmente porque quem fez o mapa o fez a partir de informações da marinha, de quem estava dentro de um navio. 
Poderia ser Morretes? A bolinha está indicando uma povoação a beira do mar. Morretes foi se constituindo no interior, ao longo do rio Nhundiaquara e do Arraial. Outro erro do cartografo é colocar um "rio de São Francisco" nascendo na serra do mar. Na certa ele está projetando a foz da baia de Babitonga (no mapa está escrito bapitanga), onde fica São Francisco do sul, em Santa Catarina. 
O pouco conhecimento que tenho de lidar com mapas antigos nos diz que, embora os erros sejam frequentes, os acertos tambem o são. A importância da baía de Paranaguá é inconteste no mapa. Se ele colocou uma povoação no seu interior, no minimo foi pra mostrar a sua relevância, derivado de alguma informação que possuía. 
E essa povoação sem nome bem pode ser a terra-mãe dos bagrinhos, onde curtimos a alegria da vida e o vazio da existência num dos lugares mais belos do planeta. Os venezianos do século XVII já sabiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário