terça-feira, 12 de julho de 2011

ESTA É DO PANTALEÃO

Meu avô, Manoel Picanço (1904-1967) escrevia um diário, onde contava causos e anotava fatos do cotidiano de Antonina. Se tivesse conhecido a internet, "seu" Maneco com certeza seria blogueiro...
  O Sr. Manoel Pantaleão de Castro, depois que enviuvou, logo que via uma moça perguntava se queria casar com ele. Apesar de seus 74 anos, explicava, ainda se sentia disposto, e rápido apresentava as propostas: você vae morar comigo, eu te darei tudo, criadas, vestidos de seda, etc.
Um dia estava o mesmo, virando arroz em casa para firma P. Rodebar em um prédio da Rua Dr. Vicente Machado (ano 1945, mês de junho), quando viu uma morena de seus 30 e tantos que ia passando, e não custou chamar e lhe fazer a proposta. A Senhora, que era casada, disse que logo lhe daria a resposta.
Logo depois aparece um estivador, e encontrou na janela do prédio o Sr. Joaquim Soares de Lima, chefe do engenho da referida firma. Pergunta se o Sr. Pantaleão estava, no que foi atendido. O Sr. Soares retirou-se e ficou por traz das paredes, escutando a conversa.
O cidadão disse ao Sr. Pantaleão: ”O Senhor, velho sem vergonha, foi fazer proposta pra minha mulher!”.
E o Pantaleão fingindo-se de surdo, somente respondia: “não”. O Estivador continuou: “se o senhor não fosse um velho eu lhe daria uma lição”, e tirando uma faca da cintura disse – “não vale a pena, senão te mostrava como se faz uma bainha nova para a faca”.
E o Pantaleão só respondia “não”. Quando o rapaz sahiu, o Sr. Soares disse ao Pantaleão: ”viu o que acontece meter-se com quem não conhece?...”.
O Pantaleão perguntou: “o que foi que ele disse?”.
O Sr. Soares: “... ele te metia a faca, Pantaleão!”.
O Pantaleão respondeu: “eu não ouvi... pensei que ele queria que amolasse a faca para ele, eu não tenho pedra de amolar, mas se eu ouvisse bem tudo o que ele falou, eu voava a janela e moia este patife lá fóra... eu tenho setenta e quatro anos... mas não me troco por esses rapazes, tomava-lhe a faca e dava-lhe uma lição...”.

7 comentários:

  1. Manoel Pantaleão de Castro era o vô do meu vô, mostrei esta história para ele e ficou todo feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato comigo. Eu sou neto do Manoel Pantaleão de Castro. Curitiba PR tel 41 99612-3110

      Excluir
  2. Meu avô gostaria muito do seu contato para saber se você tem maia histórias sobre o Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu só tenho esta historia, mas se teu avo quiser conversar, me add no feice

      Excluir
  3. Meu nome Romário de Castro. Minha mãe Santa de Castro ,de Antonina. Entre em contato comigo

    ResponderExcluir
  4. Ele teve um filho com o nome de Octacilio de Castro.

    ResponderExcluir