segunda-feira, 3 de outubro de 2011

NO MORRO DO BOM BRINQUEDO

O ex-bairro da Laranjeira vista do escorregamento maior;
Setembro está sendo um mês terrível aqui no blog. Depois de voltar de uma viagem de duas semanas ao México, tive ainda uma viagem de aproximadamente 5 dias para trabalhar nos escorregamentos da terrinha. Passamos o tempo quase todo subindo e descendo o morro do Bom Brinquedo, na Laranjeira e na Graciosa-Portinho. Estou orientando um grupo de estudantes de geologia aqui da UNICAMP pra tentarmos entender os processos geológicos envolvidos na catástrofe de 11 de março. Assim, talvez, poderemos dar uma pequena contribuição para podermos minimamente prevenir catástrofes deste tipo no futuro.



Claro que também aproveitei pra participar do lançamento do livro do nosso querido Eduardo Bó, a grande expressão artística de nossa terra. O lançamento, feito no excelente espaço do Siri do Portinho, que eu não conhecia. Muita gente esteve lá pra conferir e participar do lançamento, inclusive duas estrelas Máximas do carnaval de Antonina, Guaxica (A bailarina) e a “Velha”. Muito bom mesmo.


O sol está brilhando mais forte, o solo já secou. No entanto, a destruição foi muito grande, e muita gente ainda está longe de casa. Entendo a pressa de se estar num lugar que possamos chamar de nosso. No entanto, as coisas não correm assim tão fáceis. Em Blumenau ainda tem gente desabrigado da tragédia de 2008. Não temos ainda uma certeza das áreas de risco e como elas podem se comportar no futuro. A partir de novembro as chuvas recomecam, temos um verão naturalmente chuvoso, e os morros tem que agüentar até lá. A MINEROPAR está mapeando a área morro por morro, casa por casa, em conjunto com a Ademadan. Tudo isso está sendo passado para a Defesa Civil, que terá um sistema muito melhor para atender as demandas futuras.


Acredito que, apesar dos percalços, Antonina estará saindo dessa tragédia melhor do que entrou, há quase seis meses. Mas a caminhada é longa e cheia de lama, e temos que percorre-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário